CISABES e FUNASA monitoram qualidade da água no Norte do Estado do ES

10 de setembro de 2021

Terá início na próxima segunda-feira (13/09) coletas e análises para monitoramento de qualidade da água das Estações de Tratamento dos municípios de Ibiraçu, João Neiva e Rio Bananal. A ação contará com a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água da Funasa, que possui todo o material necessário para fazer as análises de parâmetros exigidos pela legislação, tais como PH, Turbidez, Cloro, Cor, Flúor, Ferro, Manganês, Coliformes Totais, Escherichia Coli.

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Cisabes) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão envolvidas no projeto.

A química do Cisabes, Ludimila Zacché, dará início a visitação aos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE) para coleta em cada Estação de Tratamento de Água, permitindo que o controle da qualidade seja mais rigoroso e transparente.

“Além das análises de água, vamos dar orientações técnicas sobre as melhores práticas laboratoriais, dentro dos parâmetros exigidos pela legislação. Nosso objetivo é auxiliar as autarquias municipais na garantia de distribuição de água de qualidade para a população. Esse é o nosso compromisso”, destacou a química.

A vigilância e controle da qualidade da água para o consumo humano é um importante instrumento de proteção à saúde, prevenindo de doenças de veiculação hídrica.

“A Funasa cumprindo sua missão de promover saúde pública, acredita ser de grande importância o monitoramento da qualidade da água ofertada nos municípios.

Sendo assim, em parceria com o CISABES, disponibilizou o seu laboratório móvel capaz de realizar análise de potabilidade da água, garantindo assim a qualidade da água entregue a população”, ressaltou o superintendente estadual da Funasa Ayrton Silveira.

Mais