CISABES e FUNASA monitoram qualidade da água no Norte do Estado do ES

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
10 de setembro de 2021

Terá início na próxima segunda-feira (13/09) coletas e análises para monitoramento de qualidade da água das Estações de Tratamento dos municípios de Ibiraçu, João Neiva e Rio Bananal. A ação contará com a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água da Funasa, que possui todo o material necessário para fazer as análises de parâmetros exigidos pela legislação, tais como PH, Turbidez, Cloro, Cor, Flúor, Ferro, Manganês, Coliformes Totais, Escherichia Coli.

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Cisabes) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão envolvidas no projeto.

A química do Cisabes, Ludimila Zacché, dará início a visitação aos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE) para coleta em cada Estação de Tratamento de Água, permitindo que o controle da qualidade seja mais rigoroso e transparente.

“Além das análises de água, vamos dar orientações técnicas sobre as melhores práticas laboratoriais, dentro dos parâmetros exigidos pela legislação. Nosso objetivo é auxiliar as autarquias municipais na garantia de distribuição de água de qualidade para a população. Esse é o nosso compromisso”, destacou a química.

A vigilância e controle da qualidade da água para o consumo humano é um importante instrumento de proteção à saúde, prevenindo de doenças de veiculação hídrica.

“A Funasa cumprindo sua missão de promover saúde pública, acredita ser de grande importância o monitoramento da qualidade da água ofertada nos municípios.

Sendo assim, em parceria com o CISABES, disponibilizou o seu laboratório móvel capaz de realizar análise de potabilidade da água, garantindo assim a qualidade da água entregue a população”, ressaltou o superintendente estadual da Funasa Ayrton Silveira.

Mais