Consórcio de Saneamento é criado no ES

19 de fevereiro de 2021

Com o intuito de modernizar a gestão dos serviços e aumentar a cobertura de saneamento, foi implantado nesta quarta-feira (30), o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (CISABES). A 1ª Assembléia Geral do Consórcio foi realizada no município de São Mateus/ES e elegeu, por unanimidade, o prefeito da cidade capixaba de Colatina, Leonardo Deptulski. O evento contou com a presença do diretor do SAAE de Alegre, Paulo de Tarso, que também é presidente da Regional/ES da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE). Em seu primeiro pronunciamento como presidente do CISABES, Leonardo agradeceu o apoio recebido dos demais consorciados e destacou algumas metas para próximo ano. “Tenho um orgulho muito grande de dividir este momento com vocês e vamos trabalhar com planejamento, discutindo as prioridades com cada município”, afirmou. O presidente do Consórcio, também ressaltou que a união das autarquias municipais para superarem problemas comuns irá motivar os profissionais do setor, possibilitar redução de custos em compras compartilhadas e análise de água e esgoto, além promover capacitações e assessorias especializadas.

Gestão autônoma do saneamento – O Consórcio é destinado aos 25 municípios, que tem a gestão das ações de saneamento básico realizada por um do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O CISABES irá beneficiar mais de 861 mil habitantes.  O superintendente estadual da Funasa, Nilton Andrade fez um breve histórico da organização do Consórcio, destacando que, em menos de um ano, 20 municípios já aprovaram sua participação no CISABES. “Quero ressaltar que sem a mobilização e empenho de todos, não seria possível realizar este sonho de criar o nosso Consórcio. A união nos fortalece e quem ganha é a população!”. A Funasa já disponibilizou R$ 2,1 milhões para a construção do Centro de Referência em Saneamento Ambiental, futura sede do Consórcio de Saneamento do Estado.

Troca de experiências – A 1ª Assembleia do CISABES aconteceu dentro da programação do Encontro Funasa, Municípios e Serviços Autônomos de Água e Esgoto (Saae), promovido pela Superintendência Estadual da Funasa no Espírito Santo (Suest/ES), em parceria com (Assemae) e a Prefeitura de São Mateus. O evento contou com uma vasta programação técnica, inclusive com a participação da vice-presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Tânia Maria Duarte, que proferiu palestras sobre “A visão da Assemae sobre os consórcios públicos de saneamento no Brasil: vantagens e desafios”. “Somente em uma compra de hidrômetros realizada pelo consórcio de saneamento da Zona da Mata de MG, foi possível conseguir uma redução no preço de 41%”, disse Tânia. Na oportunidade, a vice-presidente da Assemae afirmou que a associação, está dando total apoio à criação dos consórcios de saneamento no país.  “A união do setor é o caminho para alcançar a tão sonhada universalização dos serviços”, disse.

Mais