Espírito Santo entrega primeira obra do PAC 2/FUNASA

19 de fevereiro de 2021

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Queiroz, entregou na terça-feira (04/12/2012), em Itaguaçu/ES, a primeira obra concluída da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2/Funasa). Em menos de um ano, a Fundação aprovou o projeto para construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da sede da cidade capixaba, liberou os recursos e a Prefeitura concluiu a obra, no valor de R$ 1.004.219,29.

O presidente da Funasa, Gilson Queiroz destacou a importância do empreendimento e falou sobre a reestruturação da Fundação. “Esta obra influencia diretamente na saúde das pessoas, pois com o tratamento de esgoto vamos prevenir doenças. Funasa está sofrendo uma constante metamorfose. Nós estamos nos adaptando para melhorar cada vez mais o atendimento aos municípios, não só nas áreas urbanas, como também no meio rural, através do programa de saneamento rural”, afirmou.

Gilson falou também sobre o Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB) e as projeções de investimento para o setor, nos próximos anos. “O governo federal vem investindo cada vez mais em saneamento, com base nas metas propostas no Plano Nacional. É preciso que os municípios elaborem seus planos municipais de saneamento, pois isso irá estabelecer metas para os próximos 20 anos. Nós também financiamos a elaboração dos planos”.

O prefeito de Itaguaçu, Romário Bazílio agradeceu o apoio recebido pela Funasa. “Este trabalho não seria possível sem a cooperação técnica e financeira realizada pela Funasa. Agradeço ao governo federal, pelas parcerias que tanto tem melhorado a qualidade de vida da população. Hoje é um dia muito feliz e vai entrar para a história de nosso município”. A Estação de Tratamento de Esgoto está preparada para tratar 100% do esgoto da sede da cidade de 8.000 habitantes, tem capacidade máxima de tratamento de 54m³/hora e utiliza um avançado sistema de desinfecção.

O superintendente estadual da Funasa, Nilton Andrade, destacou a importância das parcerias estabelecidas com o governo do estado. “Estamos atuando de forma conjunta com o governo do Espírito Santo. Somente no PAC 2, a Funasa está investindo 38 milhões em ações de saneamento, com convênio firmados diretamente com a esfera estadual. Precisamos da união de todos para chegarmos a tão sonhada universalização”.

O governo estadual foi representado na cerimônia pelo secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado. “Nós reafirmamos o compromisso de fortalecer as parcerias, em ações efetivas de saneamento básico independente do modelo de gestão adotado pelos municípios. O que nós defendemos é a eficiência da gestão e a oferta de serviços de qualidade” ressaltou Casado.

A entrega da obra faz para da programação do Encontro Funasa e Serviços Autônomos de Água e Esgoto (Saae), que acontece em Itaguaçu, no período de 04 a 06 de dezembro de 2012. O evento tem como objetivo discutir as perspectivas para a área de saneamento, com base nas Leis 11.445/07 (Lei do Saneamento), programa de saneamento rural, gestão e apoio técnico em saneamento, regulação dos serviços de saneamento ofertados à população, além de proporcionar um amplo debate sobre experiências bem sucedidas de gestão associada, por meio de consórcios públicos.

Mais