Cisabes e Funasa monitoram qualidade da água no Sul do Estado

22 de fevereiro de 2021

A partir da próxima segunda-feira (22/02), o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Cisabes) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) darão início a coletas e análises para monitoramento de qualidade da água das Estações de Tratamento dos municípios de Alegre, Guaçuí, Mimoso do Sul e Vargem Alta.
A ação contará com a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água da Funasa, que possui todo o material necessário para fazer as análises de parâmetros exigidos pela legislação, tais como PH, Turbidez, Cloro, Cor, Flúor, Ferro, Manganês, Coliformes Totais, Escherichia Coli.
A química do Cisabes, Ludimila Zacché, dará início a visitação aos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE) para coleta em cada Estação de Tratamento de Água, permitindo que o controle da qualidade seja mais rigoroso e transparente. “Além das análises de água, vamos dar orientações técnicas sobre as melhores práticas laboratoriais, dentro dos parâmetros exigidos pela legislação. Nosso objetivo é auxiliar as autarquias municipais na garantia de distribuição de água de qualidade para a população. Esse é o nosso compromisso”, destacou a química.
A vigilância e controle da qualidade da água para o consumo humano é um importante instrumento de proteção à saúde, prevenindo de doenças de veiculação hídrica. “A Funasa cumprindo sua missão de promover saúde pública, acredita ser de grande importância o monitoramento da qualidade da água ofertada nos municípios. Sendo assim, em parceria com o CISABES, disponibilizou o seu laboratório móvel capaz de realizar análise de potabilidade da água, garantindo assim a qualidade da água entregue a população”, ressaltou o superintendente estadual da Funasa Ayrton Silveira.

Mais